20080112

foge de casa sem herança

Tenho ouvido de várias bocas relatos pouco animadores acerca do que se vai passando pela FCSH. Não obstante, registe-se uma boa novidade: acesso à JSTOR. Na página da biblioteca pode ler-se que "a FCSH disponibiliza o acesso, a partir dos computadores do seu campus, a diversas bases de dados internacionais de publicações e artigos científicos, muitos deles em texto integral". Quero acreditar que a designação "campus" é aqui usada em sentido sarcástico. Chamar "campus" àquela nesga de terreno entalada entre uma avenida, um hospital e um quartel tem que ser piada.
A propósito disto há um mito que de tempos a tempos ganha consistência para logo ser desacreditado: que a FCSH vai ser "relocalizada", transferida para Campolide ou até para a Caparica (credo). Mesmo sendo improvável que a eventual mudança me venha a afectar, confesso que me custaria ver a faculdade sair da Avenida de Berna. A minha essência de FCSH está concentrada naqueles cem metros quadrados nos quais assenta a esplanada. Mexer nisso seria o fim da faculdade como a conhecemos. Óptimo, dirão alguns, é mesmo isso que se quer. Já eu, admito, estou para este assunto como os indefectíveis da Portela para a questão do novo aeroporto. Permitam-me a chalaça fácil: FCSH na margem sul? Jamais.

Sem comentários: