20071001

calle de toledo, 19 (sem tiles)

Manuela faz teatro e dança flamenco. As estantes dela sao uma mistura curiosa de exemplares da revista "Cadernos Taurinos", ediçoes de clássicos de teatro espanhol e inglês e um ou outro livro de autoajuda. Numa conversa breve, tratou o teatro mais como instrumento ou terapia para a vida cá fora do que como arte em si mesma. Usa maquilhagem a rodos, diz que gosta de beber e de ir a festas. A mae dela vive na porta ao lado, uma mulher de sessenta anos bastante frescos que passa a vida lá em casa. Os miúdos, Jorge e Leonardo, o primeiro treze, o segundo quatro, sao loirissimos. Jorge começa a ser homenzinho. Fala-me com ponderaçao, deixa muito facilmente o ritmo frenético das brincadeiras com o irmao para assumir aquele que lhe parece mais adequado à convivência comigo. Leonardo anda sempre com um arco e umas flechas, disparando-as pela casa, sob o olhar relaxado da sua mae. Ontem, ao abrir a porta do meu quarto, que dá para a cozinha, quase sou trespassado por uma seta sibilante. Respiro fundo e olho para o Leonardo que me diz que é arqueiro. Mais aliviado, assumo ingenuamente que está a ter aulas de tiro ao alvo. Pergunto-lhe onde é que está a aprender e ele responde que viu num filme como se faz. Ando sempre alerta fora dos meus domínios. Esta família feliz vai a musicais e pelo menos um dos seus membros costuma estar a cantarolar ou a assobiar pela casa. Como se isto nao bastasse há ainda outro inquilino: Jorge (outro Jorge), um rapaz pouco mais velho que eu, mexicano, que é músico, canta e toca guitarra. Durante o dia fica trancado no quarto a fazer escalas com a sua voz, que é de facto harmoniosa. Costuma tocar por aí e, tal como Pajaro, participa em gravaçoes alheias para ir ganhando a vida. Dentro de dias tem uma audiçao para actuar num género de espectáculo espanhol que ele me definiu como sendo uma ópera mais popular.
Sinto-me dentro de um argumento do Almodovar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Como é Big J "de Madrid"?!Espero que esteja tudo bem contigo. Folgo saber que já encontras-te um "tecto" e uma familia de certo acolhedora na qual estás bem acomodado. Por aqui por esta provincia espanhola, cá andamos com as mesquenhices do costume, onde o futebol e a "rapariga morta pelos pais" imperam a actualidade. O nosso Benfica cá anda de empate em empate, deixando o Porto amealhar os pontos necessários para que seja campeão com alguma antecedência. Hoje jogamos com os Ucranianos, a ver vamos.
Ando a aproveitar os meus ultimos dias de férias,a faculdade começa já na segunda-feira. A tua já começou? Este ano vai ser puxadissimo avisou-me ontem um colega de 4º ano, vamos lá ver se se confirmam as suas palavras. Bem, sem mais nenhum assunto para abordar, desejo-te "una buena vida en Madrid" e que continues a "descrever" as tuas aventuras madrileñas neste sitio, já que fojes do messenger como o "diabo da cruz".

Um abraço, Amigo João

Hasta siempre Amigo




Ass: Vargas

Ana disse...

Ainda bem que já encontraste casa e pelos vistos uma bem simpática!Isso aí em Madrid é muito diferente desta Holanda fria, às vezes tenho saudades do calor mediterrânico, e não estou a falar só em termos climatéricos! Espero que te dês bem nessa casa e com essa família. Já falta pouco para cá vires!
Beijinhos,
Ana M.